4Ps, 4As e 4Cs, o que são eles?

29/01/2004 22:15

 

1 - 4Ps

Variáveis controláveis utilizadas pela empresa para interagir com o seu mercado.

Produto: Um produto ou serviço é dito certo ao consumo quando atende às necessidades e desejos de seus consumidores-alvo. Um produto certo deve ter:

a) Qualidade e padronização, em termos de características, desempenhos e acabamentos.

b) Modelos e tamanhos,  que atendam às expectativas e necessidades.

c) Configuração, a apresentação do produto em termos de apresentação física, embalagem, marca e serviço. 

Ponto: O produto ou serviço só tem utilidade se posicionado junto ao seu mercado consumidor. A escolha do ponto para o produto ou serviço relaciona-se com a escolha do canal de distribuição:

a) Atacado, varejo ou distribuidor. 

b) Transporte

c) Armazenagem.

Preço: O produto deve ser certo, deve estar no ponto certo e deve transferir a posse no preço certo. O preço pode ser considerado: posto na fábrica, posto no cliente, atacadista, varejista ou distribuidor; líquido com desconto ou bruto sem desconto; desconto por quantidade, desconto por condição de pagamento, etc.

Promoção: O composto promocional do produto ou serviço compreende a publicidade, relações publicas, promoções de vendas, venda pessoal e o merchandising.

O produto ou serviço deve satisfazer às necessidades e aos desejos dos consumidores. O ponto significa levar o produto da forma mais acessível e rápida possível ao mercado consumidor. O preço deve ser ajustado às condições de custo de fabricação e de mercado. A promoção deve comunicar o produto ou serviço ao mercado, estimulando e realizando a venda, isto é, a transferência de posse. 


2 - 4As

É modelo desenvolvido por Raimar Richers, descreve, além do composto mercadológico, a interação da empresa com o meio ambiente e avalia os resultados operacionais da adoção do conceito de marketing em função dos objetivos da empresa.

Análise: Visa a identificar as forças vigentes no mercado e suas intenções com a empresa. (pesquisa de mercado, e o sistema de informação em marketing).

Adaptação: É o processo de adequação das linhas de produtos ou serviços da empresa ao meio ambiente identificando através da analise (design, embalagem, marca, preço, assistência técnica).

Ativação: Os elementos-chave da ativação são a distribuição, logística, venda, pessoal e o composto de comunicação.

Avaliação: Auditoria de marketing é o controle dos resultados do esforço de marketing.


3 - 4Cs

 

Para o Prof. Robert Lauterborn da Universidade da Carolina do Norte, uma empresa para ser bem sucedida precisa ser administrada com foco no cliente. A ênfase, segundo esse autor, deve-se ao custo para o consumidor dos produtos ofertados, para atender a suas necessidades e desejos, comunicando os benefícios ao seu público-alvo e proporcionando a ele toda conveniência possível em termos de facilidades de compra e de entrega, além de uma variada gama de serviços.

Consumidor: Proporcionar ao cliente ou consumidor toda a facilidade para a compra.

Custo ao Consumidor: Deve ser uma preocupação permanente da empresa no sentido de obter preços baixos.

Comunicação: É preciso comunicar para tornar visível as facilidades que a empresa está oferecendo ao mercado.

Conveniência: Formas de receber, entregar, prazos, facilidades de estacionamento, orientação para o uso.

Pesquisar no site

Contato

Vladimir Cerqueira